Estádio da Semana: Telenor Arena

17 06 2009

Telenor_Arena 1A Telenor Arena é um estádio multi-usos localizado em Fornebu, no município de Bærum, Oslo, Noruega. É utilizado principalmente para jogos de futebol e é o estádio do clube de futebol Stabæk, que jogou no Nadderud Stadion entre 1961 e 2008. O estádio foi inaugurado antes da temporada 2009 do futebol norueguês.

Em Junho de 2008, a empresa de telecomunicações Telenor adquiriu os direitos de naming do estádio num acordo que durará até 2018. Antes disso, o estádio ficou conhecido informalmente como Fornebu Arena, ou Blue Dream Arena. Telenor_Arena 2É também referido pelos fãs como Hangar’n, uma vez que o estádio parece com um hangar e está localizado nas instalações do antigo aeroporto principal em Oslo.

O Estádio consiste numa “tijela” ligada a um edifício de sete andares em um lado com o espaço comercial, restaurantes e barer, bancos e escritórios. Inicialmente estava previsto que o estádio teria um teto retráctil, mas devido aos altos custos envolvidos, foi decidido que o tecto seria fixo. Para os jogos de futebol e outros eventos desportivos tem como capacidade total aproximadamente 15.600, enquanto para concertos tem até 23.000.

Telenor_Arena 3A Telenor Arena tem a sua origem na rápida ascensão do Stabæk desde as divisões inferiores do futebol norueguês até à Primeira Divisão na primeira metade da década de 1990. Desde essa ascensão o antigo estádio do Stabæk recebeu vários melhoramentos, porém os mesmos foram insuficientes e o clube carenciava de um estádio moderno que respondesse às necessidades de um clube da Primeira Liga.

Em 1999, o clube estabeleceu-se em Fornebu, um sítio com um grande projecto de desenvolvimento urbano. Longas negociações entre o clube, a cidade e a zona de desenvolvimento chegou a um fim em 2005 e os planos para o novo estádio receberam aprovação final em 21 de Junho de 2006. A demolição de estruturas existentes no local começaram em 17 de Fevereiro de 2007 e a construção teve início pouco depois.

Telenor_Arena 4O projecto tem um custo estimado de 585 milhões de coroas norueguesas, aproximadamente 65 milhões de euros.

O primeiro jogo disputado no estádio foi na pré-temporada, entre IFK Gotemburgo e Stabæk em 24 de Janeiro de 2009, que terminou com um empate. Este foi seguido por um concerto de AC / DC em 18 de Fevereiro, o primeiro concerto no seu tour europeu. Trond Olsen do Rosenborg foi o primeiro jogador a marcar um golo na Telenor Arena.

A inauguração oficial do estádio aconteceu a 8 de Março de 2009 com a “Charity Shield”, jogado entre o campeão norueguês e o vencedor da taça, tendo oposto o Stabæk e o Vålerenga, que acabou com a vitória por 3-1 do Stabæk. A receita da bilheteira reverteu a favor da UNICEF.

Este estádio tem algumas semelhanças com o Gresset_lagt_i_Telenor_Arena_2_1229414009_485x272Sapporo Dome, no Japão. Porém ao contrário do estádio japonês, a Telenor Arena tem relva artificial.

A Telenor Arena foi projectada pela empresa norueguesa HRTB A/S.

Em 2010, a Telenor Arena é um dos edifícios que poderá receber o Festival Eurovisão da Canção, que terá lugar em Oslo.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: