Estádio da Semana: Estadio Municipal de Riazor

29 07 2009

Estadio Municipal de RiazorO Estadio Municipal de Riazor é um estádio de futebol situado na cidade espanhola de La Coruña. É propriedade municipal e serve de casa habitual da equipa do Real Club Deportivo de La Coruña. Conta com uma capacidade para 35600 espectadores e aqui se disputaram três encontros do Campeonato do Mundo de 1982.

A inauguração do estádio teve lugar no dia 28 de Outubro de 1944, com o jogo entre Valência e Deportivo La Coruña, com vitória para os primeiros por 3 a 2.

Estadio Municipal de Riazor 2Aquando da inauguração, o estádio tinha capacidade para mais de 60.000 espectadores o permitiu a realização nas suas instalações de jogos internacionais, o primeiro deles um Espanha-Portugal, realizado a 6 de Maio de 1945, com vitória espanhola por 4-2. Da mesma forma permitido realizar finais de torneios oficiais, sendo a primeira final a da Copa del Rey na temporada 1946-47, que foi jogada entre o Real Madrid e Espanyol, com vitória de 2-0 dos Merengues.

No entanto, a grande capacidade do estádio e a pista de atletismo pista faziam do Riazor um “estádio frio”. Devido à disputa do Campeonato do Mundo de 1982, em Espanha, foram realizadas obras de beneficiação que permitiram remediar esse problema. Assim, a capacidade do estádio foi reduzida para 29000 lugares.

Estadio Municipal de Riazor 3Na temporada 1995-96, coincidindo com o início do périplo europeu do Deportivo de La Coruña, o Riazor tem uma nova remodelação, com o objectivo de fechar o recinto nos seus quatro lados, porque, até então, a forma do estádio parecia-se com a de uma ferradura. Na sequência deste trabalho, o estado perdeu a pista de atletismo, e atingiu a sua actual 35600 lugares.

A sua assistência recorde aconteceu na temporada 99-00, na última jornada da Liga Espanhola, quando o Deportivo recebeu e venceu o Espanyol por 2-0 e conquistou o seu único título espanhol. Nesse dia compareceram ao estádio, cerca de 41000 pessoas. Recorde Estadio Municipal de Riazor 4quase igualado na temporada 03/04 na meia-final da Champions League frente ao Porto.

Em 2003, o presidente Augusto César Lendoiro apresentou a maqueta do novo estádio Riazor concebido pelo arquitecto americano Peter Eisenman. O presidente afirmou que seria o mais bonito do mundo, cinco estrelas e com uma capacidade de 36000 espectadores. Este projecto está actualmente parado.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: