Estadio Centenario

Estadio CentenarioO Estadio Centenario está localizado no Bairro Parque Batlle, Montevidéu, Uruguai. Sediou o Campeonato do Mundo de 1930, o Campeonato Sul-Americano de 1942, de 1956 e de 1967, assim como a Taça América de 1995, todos ganhos pelo Uruguai. O estádio serve também de casa da selecção de futebol do Uruguai.

É propriedade da Intendencia Municipal de Montevideo e tem capacidade para 76609 espectadores. Foi o palco da primeira final de um campeonato do Mundo de Futebol.

O Estadio Centenario é um dos mais importantes estádios no desenvolvimento do desporto na América do Sul e do futebol internacional. Foi inaugurado em 18 de Julho de 1930, no jogo do Estadio Centenario 2Campeonato do Mundo de 1930 que opôs a Selecção do Uruguai e a selecção do Peru, obtendo a vitória por 1-0 a selecção local com um golo de “Manco” Castro.

O nome do estádio provém da comemoração de 100 anos da jura da primeira Constituição do Uruguai.

Foi construído especialmente para a organização do Campeonato do Mundo de 1930, por uma maioria de trabalhadores imigrantes, em um período recorde de 9 meses. Inicialmente, estava prevista a realização de todos os jogos do Campeonato Mundial, no entanto, fortes chuvas, que atingiram Montevidéu, impediram a construção total do Estadio Centenario, de modo que vários jogos foram realizados no Estadio Gran Parque Central pertencente ao Club Nacional de Football, bem como no desarecido Estadio Pocitos Estádio do Club Atlético Peñarol.

A final desse Campeonato do Mundo opôs a Selecção Uruguaia Estadio Centenario 3e a Selecção Argentina, sendo o Uruguai vencedor por 4 a 2.

A 18 de Julho de 1983, é declarado pela FIFA “Monumento Histórico do Futebol Mundial”, o único edifício de seu tipo no mundo.

Como referido anteriormente, o Estadio Centenario é a casa da selecção uruguaia, assim como de qualquer clube uruguaio que o solicite para realizar os seus jogos internacionais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: