Estadio Municipal de Riazor

Estadio Municipal de RiazorO Estadio Municipal de Riazor é um estádio de futebol situado na cidade espanhola de La Coruña. É propriedade municipal e serve de casa habitual da equipa do Real Club Deportivo de La Coruña. Conta com uma capacidade para 35600 espectadores e aqui se disputaram três encontros do Campeonato do Mundo de 1982.

A inauguração do estádio teve lugar no dia 28 de Outubro de 1944, com o jogo entre Valência e Deportivo La Coruña, com vitória para os primeiros por 3 a 2.

Aquando da inauguração, o estádio tinha capacidade para mais de 60.000 espectadores o permitiu a realização nas suas Estadio Municipal de Riazor 2instalações de jogos internacionais, o primeiro deles um Espanha-Portugal, realizado a 6 de Maio de 1945, com vitória espanhola por 4-2. Da mesma forma permitido realizar finais de torneios oficiais, sendo a primeira final a da Copa del Rey na temporada 1946-47, que foi jogada entre o Real Madrid e Espanyol, com vitória de 2-0 dos Merengues.

No entanto, a grande capacidade do estádio e a pista de atletismo pista faziam do Riazor um “estádio frio”. Devido à disputa do Campeonato do Mundo de 1982, em Espanha, foram realizadas obras de beneficiação que permitiram remediar esse problema. Assim, a capacidade do estádio foi reduzida para 29000 lugares.

Estadio Municipal de Riazor 3Na temporada 1995-96, coincidindo com o início do périplo europeu do Deportivo de La Coruña, o Riazor tem uma nova remodelação, com o objectivo de fechar o recinto nos seus quatro lados, porque, até então, a forma do estádio parecia-se com a de uma ferradura. Na sequência deste trabalho, o estado perdeu a pista de atletismo, e atingiu a sua actual 35600 lugares.

A sua assistência recorde aconteceu na temporada 99-00, na última jornada da Liga Espanhola, quando o Deportivo recebeu e venceu o Espanyol por 2-0 e conquistou o seu único título espanhol. Nesse dia compareceram ao estádio, cerca de 41000 pessoas. Recorde Estadio Municipal de Riazor 4quase igualado na temporada 03/04 na meia-final da Champions League frente ao Porto.

Em 2003, o presidente Augusto César Lendoiro apresentou a maqueta do novo estádio Riazor concebido pelo arquitecto americano Peter Eisenman. O presidente afirmou que seria o mais bonito do mundo, cinco estrelas e com uma capacidade de 36000 espectadores. Este projecto está actualmente parado.

Anúncios

One response

30 07 2009
juegos de rol online gratis

Ya quisieramos muchos las epocas doradas del deportivo para nuestro equipo, saludos deportivistas! soulheroes.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: