Marina Bay Floating Stadium

Marina Bay 2O Marina Bay Floating Stadium (Chinês: 滨海湾浮动舞台), é a primeira e maior plataforma desportiva flutuante do Mundo. Está localizado nas águas do Singapura Marina Reservoir, na Marina Bay.

Feita inteiramente de aço, a plataforma flutuante na Marina Bay mede 123 metros de comprimento e 83 metros de largura, 5% mais larga do que o campo de futebol do Estádio Nacional de Singapura. A plataforma pode suportar até 1070 toneladas, equivalentes ao peso total de 9 mil pessoas, 200 toneladas de material decorativo e 30 toneladas de veículos militares. A bancada do estádio está desenhada para ter lugares sentados para 30 mil pessoas.

Marina BayO estádio flutuante será a infraestrutura para mega-eventos nas águas da Marina Bay durante 5 anos a partir de 2007. Estes eventos incluem desporto, concertos, exibições, e eventos culturais e artísticos. A Parada do Dia Nacional de Singapura será também realizada durante estes 5 anos no estádio, que se destina a ser a sede provisória do Estádio Nacional até o complexo desportivo Sports Hub Singapura, em Kallang, estar pronto no ano de 2011.

No seguimento da candidatura bem sucedida de Singapura para acolher os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, o Marina Bay Floating Stadium estará em destaque durante os Jogos, contando com as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos.

Marina Bay 3No início de Novembro de 2007, Atenas, Banguecoque, Singapura, Moscovo, e Turim foram seleccionados pelo COI como as 5 cidades candidatas a cidade acolhedora dos primeiros Jogos. Em Janeiro de 2008, os candidatos foram reduzidos a Moscovo e Singapura. Finalmente, a 21 de Fevereiro de 2008, Singapura foi declarada cidade acolhedora dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude.

A ideia de uma plataforma flutuante foi concebida pelo comité organizador da Parada do Dia Nacional de 2007. Em 2004, ao Coronel Teo Jing Siong, o presidente do comité, foi solicitado encontrar uma infraestrutura nova para a Parada do Dia Nacional, já que o Estádio Nacional seria demolido. Teo Jing Siong considerou o Estádio Jalan Besar, o Marina Bay 4Singapura Turf Club e a Marina Sul antes de se decidir-se pela Marina Bay. A principal razão para esta escolha foi o facto dos arranhas céus constituirem um belo pano de fundo para a parada. Também fundamental foi o facto do Governo de Singapura avaliar que um estádio temporário é uma solução efectiva para substituir provisoriamente o Estádio Nacional de Singapura.

Em 2005, o comité de Teo trabalhou com a Autoridade do Re-desenvolvimento Urbano e com o Conselho dos Desportos de Singapura no design da plataforma flutuante, a qual também será usada para outros mega-eventos.

Marina Bay 5Depois do desenho estar finalizado, o construtora, Marina SembCorp, iniciou a construção da plataforma flutuante em Março de 2006. A etapa tinha 13 meses para estar construída, e por Abril de 2007, a plataforma e a galeria de bancadas estavam acabadas.

Seis torres fixas no solo actuam como estruturas da fundação. Pesados, rolos de borracha foram usadas para guiar suavemente o estádio verticalmente para mantê-lo estável durante as marés e correntes. As três passagens, que ligam a plataforma flutuante com a terra, têm juntas especiais para mantê-las estáveis.

Marina Bay 6O primeiro evento de destaque no Marina Bay Floating Stadium foi a Parada do Dia Nacional de 2007. Este foi seguido pelas celebrações de Fogo de Artifício de Singapura, a 17 e 18 de Agosto de 2007.

A 25 de Agosto de 2007, o estádio foi usado para lançar a Festa da Água da Singapura 2007, de 6 semanas de duração, e aqui ocorreram exibições de profissionais de Ski Aquático e Wake Bord. A 2 de Setembro de 2007 a plataforma foi o ponto de início e chegada para o Triatlo Aviva Ironman 70.3 de Singapura.

Entre 15 de Setembro de 2007 e 16 de Abril de 2008, o Marina Bay Floating Stadium foi fechado para a preparação do Grande Prémio de Fórmula 1 de Singapura, que teve lugar entre 26 e 28 de Setembro de 2008, primeiro a ser corrido durante a noite. Esta foi uma das zonas mais emblemáticas do circuito, uma vez que os Marina Bay 7pilotos desviam, para passarem em frente à bancada do estádio.

Em Novembro de 2008, a final da Taça da Singapura o Singapore Armed Forces FC e o Woodlands Wellington era suposto ter lugar no estádio. No entanto, um problema  relacionado com a sombra causada por vigas metálicas, causando má visibilidade, obrigou a que o jogo fosse dispotado no Jalan Besar Stadium.

Fotos retiradas de: Panoramio.com
                            Skyscrapercity.com
                            Picasaweb.google.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: