Rŭngrado May First Stadium

Rŭngrado May First StadiumO Rŭngrado May First Stadium, ou May Day Stadium, é um estádio multiusos em Pyongyang, Coreia do  Norte. A sua construção ficou sinalizada a 1 de Maio de 1989.

Em actualmente usado para jogos de futebol, encontros de atletismo, e mais recentemente para um espectáculo cultural tipico daquele país: o Arigang.

Tem capacidade para 150000 espectadores, o que faz deste o maior estádio do Mundo.

Rŭngrado May First Stadium 2O seu nome vem da Ilha de Rungra no rio Taedong, sobre o qual está situado, e May Day, celebrando o dia internacional do trabalhador particularmente celebrado entre comunistas. O seu tecto recortado possui 16 arcos dispostos em um anel, e diz-se assemelhar-se a um pára-quedas ou a uma flor de magnólia.

É palco de eventos num campo principal alastrao através de mais de 22.500 m². A sua área total é superior a 207.000 m², e pico do telhado têm mais de 60 m a partir do solo.

O estádio é usado para eventos esportivos, porém ele é mais conhecido como o local de espectáculos maciços que celebram Kim Il-sung e a nação norte-coreana. Em Junho-Julho de 2002, foi o local da colossal e meticulosamente coreografada Arirang “de Rŭngrado May First Stadium 3ginástica e de performance artística (muitas vezes referido em outros lugares como” jogos de massa”). O espectáculo envolveu pela primeira vez cerca de 100000 participantes, o dobro do número de espectadores – e foi aberta a estrangeiros, uma ocorrência rara. Os críticos do regime disseram que o espetáculo foi uma tentativa de desviar a atenção do Campeonatos do Mundo de 2002 sendo hospedado pela Coréia do Sul e Japão.

Estes espectáculos originais são agora um evento anual, em Pyongyang, geralmente em Agosto e Setembro. O Guinness Book of Records reconheceu estes acontecimentos como os maiores do mundo.

Rŭngrado May First Stadium 4Foi também o local em que Kim Jong-Il, em 2000, recebeu Madeleine Albright, Secretária de Estado dos Estados Unidos da América, no governo do presidente Bill Clinton.

No final da década de 90, este estádio recebeu também um triste episódio.Alguns generais do exército norte-coreano implicados numa tentativa de assassinato de Kim Jong-il foram queimados vivos no estádio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: