Allianz Arena

Allianz Arena - Munique 1O Allianz Arena é um estádio alemão inaugurado no final de Abril de 2005, localizado na parte norte de Munique, no distrito de Fröttmaning. É o estádio oficial das equipas TSV 1860 Munique e Bayern de Munique (substituindo o Olympiastadion) e sediou o jogo de abertura do Campeonato do Mundo de 2006.

O estádio foi objecto de projecto do escritório suíço Herzog & de Meuron, tendo sido apresentado internacionalmente como expoente de uma possível nova vanguarda arquitectónica em edifícios desportivos, devido a uma série de inovações introduzidas pela obra. Custo do projecto €340 milhões de euros.

Allianz Arena - Munique 2Possui capacidade de até 66 mil espectadores sentados, sendo dividido em sete pavimentos e três níveis de bancadas. A arquibancada, planeada com base nos estádios ingleses, alcança o máximo de inclinação que a arquitectura e engenharia hoje em dia conhecem. É constituído por estrutura mista de aço e betão armado. A vedação externa apresenta 1056 painéis à prova de fogo com o formato de diamantes, que são divididos em 29 anéis de 700m de comprimento. Esticados e empilhados verticalmente, eles alcançariam uma altitude de 20.300m (nível da estratosfera). Está equipado com 4 placares Allianz Arena - Munique 3de plasma do tamanho de dormitórios convencionais, possuindo ainda um eficiente sistema de evacuação de emergência, que permite a completa evacuação do estádio em cerca de 15 minutos. A título de comparação, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, um processo semelhante exigiria entre 2 e 3 horas.

O estádio fica aberto durante o ano todo, pois em todos os seus sete níveis encontram-se centros comerciais. Além disso, o complexo comporta ainda um parque ecológico.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com

Deixe um comentário