Stade de France

Stade de FranceO Stade de France é o maior estádio francês, com capacidade para 78732 pessoas na sua configuração futebol/rugby. Foi inaugurado a 28 de Janeiro de 1998 numa partida entre França e Espanha. Construída para o Campeonato do Mundo de Futebol de 1998, foi desenhado também para acolher diversos eventos desportivos (futebol, rugby, atletismo, provas automobilísticas), concertos e grandes espectáculos no geral. Este estádio situa-se em Saint-Denis, ao norte de Paris.

A sua capacidade oscila ente os 70000 lugares (atletismo), 78782 (futebol e rugby) e 80000 (concertos e espectáculos) graças às suas tribunas inferiores retracteis.

Stade de France 2Esta construção teve por objectivo fazer conhecer e desenvolver a zona de La Plaine-Saint Denis, uma zona industrial em declive, com novos bairros residenciais e novas actividades terciárias. O Stade de France permitiu dar um rosto atractivo para as empresas da zona.

A equipa de arquitectos que desenhou o estádio era composta por Michel Macary, Aymeric Zublena, Michel Régembal e Claude Costantini, sendo o chefe do projecto o arquitecto norte-americano Tom Sheehan, cujo trabalho neste projecto lhe permitiu ganhar uma Medalha de Prata da Academia Francesa de Arquitectura.

Stade de France 3Em 2000, este estádio recebeu a final da Liga dos Campeões da UEFA, entre Real Madrid e Valência FC, com vitória para os madrilenos. Voltou a receber a final da Liga dos Campeões, em 2006, desta vez num jogo entre Arsenal e Barcelona, com vitória destes últimos. Em 2003, recebeu o Campeonato do Mundo de Atletismo.

Desde 1998 que se desenrolam anualmente as finais da Taça de França, da Taça da Liga Francesa de Futebol, as partidas do Torneio das Seis Nações de Rugby e a final do campeonato francês de rugby.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: