Stade de Gerland

Stade de GerlandO Stade de Gerland é um estádio de futebol localizado em Lyon, no sudeste da França. É a casa da equipa francesa Olympique Lyonnais.

Começou a ser construído em 1913, mas com a Primeira Guerra Mundial foi interrompido. Voltou a ser construído em 1919 com a ajuda de prisioneiros de guerra alemães. Em 1920 foi inaugurado, com uma pista de ciclismo e uma de atletismo em volta do relvado.

Em 1960 a pista de ciclismo foi destruída em prol da ampliação da capacidade para 50.000 lugares. Em 1984, com o Campeonato da Europa, o estádio foi ampliado para 51.680 lugares.

Stade de Gerland 2Foi totalmente reformado para o Campeonato do Mundo de 1998, sendo removida a pista de atletismo e colocadas cadeiras para todos os espectadores. A capacidade máxima ficou em 42.000 espectadores.

O recorde de público no Campeonato Francês de Futebol é de 48.552 num jogo entre Olympique Lyonnais e AS Saint-Étienne em 9 de Setembro de 1980.

Recebeu 6 partidas do Campeonato do Mundo, entre elas o “jogo da paz” entre Estados Unidos e Irão e os quartos de final, entre Alemanha e Croácia.

Na Taça das Confederações de 2003 aconteceu uma tragédia: no jogo Camarões e Colômbia, o médio camaronês Marc-Vivien Foé teve um colapso em campo, vindo a falecer antes de chegar ao hospital.

O estádio foi uma das sedes do Campeonato do Mundo de Rugby de 2007.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: