Helsingin Olympiastadion

Helsingin Olympiastadion 3O Estádio Olímpico de Helsínquia (Helsingin Olympiastadion em finlandês) é um estádio localizado a dois quilómetros do centro de Helsínquia, Finlândia. É o maior estádio do país, com 40.000 lugares.

Construído entre 1934 e 1938 para os Jogos Olímpicos de Verão de 1940, cancelados com a Segunda Guerra Mundial, foi o palco dos Jogos Olímpicos de Verão de 1952 quando podia receber até 70.000 torcedores.

Helsingin Olympiastadion 2Foi nesse lugar que registaram-se momentos históricos das Olímpiadas:

  •  – O checo Emil Zatopek conseguiu uma façanha jamais igualada, ao vencer as provas dos 5.000m, 10.000m e a Maratona numa mesma Olimpíada, somando um total de quatro medalhas de ouro no atletismo com a conquistada em Londres nos Jogos anteriores.
  •  – O brasileiro Adhemar Ferreira da Silva conquistou seu primeiro ouro no triplo salto, quebrando o recorde olímpico e mundial 3 vezes durante o processo. Após a vitória e a grande vibração dos espectadores locais, Adhemar deu a volta na pista, acenando e trotando para a plateia: estava criada a volta olímpica.

Também foi sede, por duas vezes, do Campeonato Mundial de Atletismo, em 1983 e 2005.

Helsingin OlympiastadionNa frente do estádio encontra-se uma estátua em homenagem ao corredor Paavo Nurmi, que conquistou 12 medalhas (9 de ouro) em Olímpiadas. Essa estátua inspirou o cartaz oficial dos Jogos. Ele também foi um dos que trouxeram a Tocha Olímpica para a Cerimonia de Abertura dos Jogos de Helsínquia.

A torre do estádio tem 72 metros de altura e é aberta aos visitantes, oferecendo uma bela visão da cidade de Helsínquia.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: