Panathinaiko Stadio

Panathinaiko Stadio 2O Estádio Panathinaiko (Panatenáico), também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo situado em Atenas, construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico.

Foi construído em 566 a.C. e reconstruído em 329 a.C., em mármore. Em 1870 as suas ruínas foram restauradas. Em 1895 foi reformado para a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas 1896, sobre os planos dos arquitectos Anastasios Metaxas e Ernst Ziller e financiado por George Averoff. A sua pista tem forma de U e as suas arquibancadas tem capacidade para 80.000 espectadores sentados.

Panathinaiko StadioO estádio está localizado no centro de Atenas, a leste dos Jardins Nacionais e da Mansão Zappeion, a oeste do distrito residencial Pankrati e junto a colina de Ardettos. Situa-se no local exato onde se encontrava o estádio da Atenas antiga, onde celebraram-se as competições atléticas dos antigos Jogos Panatenáicos.

Panathinaiko Stadio 3Recentemente o estádio é usado para glorificar conquistas importantes dos desportistas da Grécia, como o título do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 pela selecção grega ou de eventos importantes como a cerimónia de abertura do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997.

Em 2004 os Jogos Olímpicos voltaram a ser sediados na cidade de Atenas e o Estádio Panathinaiko hospedou as competições de tiro com arco e a chegada da maratona masculina e feminina.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: