Wembley Stadium

Wembley Stadium BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBO Estádio de Wembley (Inglês: Wembley Stadium) é o estádio nacional inglês, situando-se em Wembley, a norte de Londres. Foi recentemente reconstruído. O anterior estádio era bastante conhecido pelos grandes concertos de bandas de rock como Queen e grandes clássicos do futebol, e o novo é o estádio mais caro alguma vez construído. Tem 90 000 lugares, e é o segundo estádio europeu em capacidade, apenas ultrapassado pelo Nou Camp, em Barcelona.

Wembley Stadium 3Está concebido para albergar competições de futebol, râguebi, atletismo, bem como acolher espectáculos, e tem uma cobertura retráctil.

O Estádio de Wembley foi inaugurado a 28 de Abril de 1923 com a final da Copa da Inglaterra entre o Bolton Wanderers e o West Ham United. Os planos foram feitos por Owen Williams e o custo da obra foi de £798 milhões. No ano seguinte acolheu a exposição imperial britânica.

No antigo estádio, nos Jogos Olímpicos de 1948, Fanny Blankers-Koen e Emil Zátopek consagraram-se múltiplos campeões olímpicos.

Wembley Stadium 2Em relação ao futebol, Wembley acolheu a final do Campeonato do Mundo de 1966, ganha pela selecção inglesa, e numerosas finais de competições organizadas pela UEFA, em particular cinco finais da Taça dos Campeões Europeus e duas finais da Taça dos Clubes Vencedores de Taças.

Após a demolição em 2003 do antigo Wembley abria-se a porta a um novo super-estádio, muito mais arrojado, e com uma capacidade de 90.000 espectadores, que acabaria por se inaugurar em 2007, após quatro anos de obras. O custo do projecto foi de cerca de 757 milhões de libras esterlinas (1097 milhões de euros).

O Estádio de Wembley está no Livro dos Recordes pelo fato de ter sediado o maior show em memória de um músico, no caso o Freddie Mercury Tribute Concert em 1992.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: