Estadio Olímpico de La Cartuja

Estadio Olímpico de La Cartuja 1O Estadio Olímpico de La Cartuja ou Estadio Olímpico de Sevilla é um estádio multi-uso localizado em Sevilha, na Espanha.

O estádio foi inaugurado pelo Rei de Espanha Juan Carlos I em 5 de Maio de 1999 para o Campeonato Mundial de Atletismo de 1999.

É conjuntamente com o Estadio Manuel Ruiz de Lopera e o Estadio Ramón Sanchéz Pizjuán os maiores pólos desportivos da cidade de Sevilha.

Hoje em dia o estádio, com 72.000 lugares, é um elefante branco, ficando vazio quase que 320 dias do ano. É o terceiro maior estádio de Espanha, logo a seguir ao Camp Nou de Barcelona e o Santiago Bernabeu de Madrid.

Estadio Olímpico de La Cartuja 2O Estádio é gerido pela Sociedad Estadio Olímpico de Sevilla S.A., composta pela Junta de Andalucia (40%), o Governo Nacional de Espanha (25%), o Ayuntamiento de Sevilla (19%), pela Diputación provincial de Sevilla (13%) e 3% repartido pelos clubes de futebol da cidade e por dois bancos.

Os custos de construção do estádio ascenderam a 120 milhões de euros.

Entre os eventos realizados no estádio estão a final da Taça UEFA de 2002-2003, entre FC Porto e Celtic FC, a Taça do Rei de 1998-1999, entre Valencia CF e Atlético de Madrid, além de algumas partidas particulares da Selecção Espanhola de Futebol e da Final da Taça Davis de Ténis de 2004.

Texto retirado: Wikipédia, a enciclopédia livre
Fotos retiradas: Panoramio.com
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: